sábado, 9 de julho de 2011

ABAIXO A GANÂNCIA CORPORATIVA

   
APRESENTAÇÃO

Aqui começamos o registro e divulgação da luta pela preservação da qualidade de vida e mobilidade no bairro do Acupe, ameaçado pelo "câncer" que se espalha pela cidade de Salvador/Ba: o crescimento desordenado e caótico, que doravante chamaremos de VERTICALIZAÇÃO IRRESPONSÁVEL

A desejada  e importante união dos moradores e amigos do Acupe surgiu como reação a um mal explicado empreendimento lançado pela Construtora OAS, que prevê a construção de 03 condomínios, com 06 edifícios e 671 apartamentos, numa ex-magnífica área verde encravada ao fim de duas pequenas e estreitas ruas residenciais - José Carlos e Otacílio Santos - que por sua vez desembocam na já saturada Ladeira do Acupe.

Percebam,  exuberante área verde, nascente, rica fauna nativa - tudo destruído!

A inexplicável e TOTAL devastação da Mata só não é mais grave do que o caos que será instalado na região, com a chegada de - projeta-se - 3.000 novos moradores e 1.000 novos carros. Imaginem os horários de pico, todos saindo pela estreitas ruas, tentando entrar na Ladeira do Acupe, que por sua vez alcança a "eternamente congestionada" Av. D. João VI.

Mas acreditamos que os interesses da coletividade não podem ser sobrepujados por ações individuais.

Assim surge a UMA - União de Moradores do Acupe

Para ilustrar o sentimento coletivo, confiram o desabafo de um dos moradores da Rua Dr. José Carlos, que obteve, por sua pertinência, "circulação viral" na grande rede.

"Caros amigos,

Sou morador do Acupe, um dos melhores - por enquanto - endereços da cidade, considerando a localização e a Qualidade de Vida!

Assistimos, indignados, os atentados à Natureza, a justiça e ao bem estar coletivo, perpetrado por contrutores gananciosos e seus pares com interesses dúbios e inconfessáveis.


Um funcionário Municipal, cujo salário é pago por todos nós, que "está chefe" do orgão que deveria defender os interesses da comunidade, chegou a dizer que está "tudo dentro da lei" !!!!

Legal ... duvidamos ... mas, certamente imoral !

Aqui jaz uma vigorosa nascente

Desmataram um dos últimos resquícios da Mata Atlântica da Cidade, destruíram uma vigorosa nascente, afastaram - ou dizimaram - a fauna nativa, criaram engarrafamentos homéricos, interditaram ruas (caçambas, tratores, carretas, etc), tudo em nome de seis "Torres de Babel", adquiridas por centenas de famílias incautas e, agora descobriram, enganadas!

Antes

Durante

Depois

Como se o cenário do CAOS já não fosse suficiente, esse mega empreendimento localiza-se numa baixada sem saída, servida por duas estreitas ruas residenciais, que desembocam na já saturada Ladeira do Acupe.

O "terror" causado pelo intenso fluxo de caminhões e máquinas de grande porte será insignificante diante do colapso viário, gerado pela chegada dos novos moradores e centenas de automóveis.

As ruas já estão travadas, com tantas caçambas, carretas, tratores e implementos

Quem já conhece o tráfego - ou seria o nó (?) - no Acupe e na D. João VI nas horas de pico, tente imaginar a saída dessas famílias por duas ruas estreitas, com carros estacionados dos dois lados !!! 

Realmente um cenário aterrorizante !!!

Gente (!!!!!) ... sequer estudo do impacto na vizinhança foi feito !!!!

O que dizer então dos estacionamentos ?????

Não adianta apenas assistir e achar que nada pode ser feito !!!

Podemos, minimamente, tentar !!!

E se conseguirmos mobilizar um número expressivo de "cidadãos indignados" certamente impediremos esse absurdo."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário